segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Paralisia cerebral: um problema a ser tratado com atenção e respeito

A maior parte das crianças que vivem no Lar Maria de Lourdes sofre de Encefalopatia. Este é o nome genérico dado para qualquer alteração patológica com sinais inflamatórios relacionadas ao encéfalo.

Paralisia cerebral ou encefalopatia crônica não progressiva é uma lesão de uma ou mais partes do cérebro, provocada muitas vezes pela falta de oxigenação das células cerebrais. O que pode levar o paciente a um quadro clinico geral “vegetativo”.

Oligofrenia é uma palavra grega, que significa olígos (pouco) e phrenós (espírito, inteligência). Ela designa a gama de casos onde há um déficit de inteligência, no ser humano, compondo a chamada tríade oligofrênica: debilidade, imbecilidade e idiotia. A oligofrenia constitui os casos onde a capacidade cognitiva do indivíduo, medida pelo chamado Q.I. (sigla para Quociente de inteligência), oscila dos graus zero a noventa. Tem-se como grau de normalidade intelectual os graus de 90 a 110 (com cerca de 68% da população), acima do qual encontram-se os indivíduos considerados gênios.

Sua manifestação é precoce: o bebê tem dificuldades para mamar, manifestações intempestivas e injustificáveis de gritos e choro, fisionomia apática, movimentos lentos e difíceis, considerável retardamento no aprendizado de caminhar e da fala - quando o consegue. E, mais tarde, a incapacidade de raciocínio. Há, também, o constante bom-humor e baixa imunidade. A Oligrofenia é classificada em suave, moderada e profunda.
Hidrocefalia é, de forma genérica, a acumulação de líquido cefalorraquidiano (LCR) no interior da cavidade craniana (nos ventrículos ou no espaço subaracnóideo), que por sua vez, faz aumentar a pressão intracraniana sobre o cérebro, podendo vir a causar lesões no tecido cerebral e aumento e inchaço do crânio.

A hidrocefalia pode resultar de excesso de produção de LCR ou quando é impedida a circulação ou absorção desse líquido. Quando o líquido cefalorraquidiano é constantemente produzido e é impedido de circular, acumula-se e causa um aumento, por vezes muito grande, da pressão no interior do cérebro. Os ventrículos incham e o tecido cerebral pode vir a sofrer lesões.

Hemiplegia é uma paralisia de toda uma metade do corpo. Em geral é causada por doenças cerebrais focais, em especial por uma hemorragia cerebral em caso de apoplexia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário